Não achei o título melhor que "anós tudu i buruntuma" de um poema de Huco Monteiro para ilustrar o quanto o nosso País saiu e ainda continua se envergonhar com o (des)acordo de Conacri. Não basta a vergonha que a classe politica meteu este povo quando decidiu simplesmente ir buscar a mediação fora da crise por ela criada e sustentada; não basta o insulto a nossa lei magna quando decidiram autorgar ao Chefe de Estado a competência que a constituição não lhe consagra (nomear o primeiro-ministro da sua confiança) e não basta o desrespeito ao povo guineense quando simplesmente cada um decide interpretar o acordado conforme o seu belo prazer, continuando assim o impasse que havia mesmo antes da mandjuandade de Conacry. Agora, vem o Cipriano Cassama, Presidente do parlamento, parte da comitiva e assinante do acordo, se mandar com sua equipe, gastando o parco recurso do povo, para ir pedir o esclarecimento junto ao Presidente Alpha Condé, enquanto mediador, sobre o rubricado passando assim toda uma nação o certificado de incompetência.
O dito cujo ainda tem cara para explicar ao povo que o mediador prometeu anunciar o relatório na próxima Cimeira da CEDEAO. Bastava fazer quase três dias em Conacri para depois voltar de mãos vazias? Não se podia conseguir essa informação por telefone? Sinceramente!
Uma outra coisa: Se na verdade houvesse o consenso à volta duma figura em Conacri, porque não poupariam o povo e colocassem logo no primeiro ponto do acordo? Seria simples se o ponto 1 fosse "(...) caberá o Presidente nomear a figura acordada em Conacri", assim todo o mundo ficaria sabendo da existência de consenso à volta duma figura, mesmo se apenas caberá o Chefe de Estado revela-la através de um decreto. Mas partindo do escrito e rubricado - a nomeação do primeiro-ministro da confiança do Presidente e de consenso das partes signatárias do acordos - leva-nos a crer que o CONSENSO ficou-se para ser encontrado aqui em Bissau, pelo menos é o espirito do escrito e assinado.
Lamentavelmente eu tenho para mim que a GUINÉ-BISSAU NUNCA FOI PROSTITUIDA COMO DESTA VEZ!
Agora nos resta esperar a Cimeira para que o CEDEAO, simplesmente, espalhar ao quatro ventos o quanto SOMOS TODOS BURUNTUMA, incapazes até de compreender o que nós mesmos assinamos. E caso houvesse de fato uma figura consensual em Conacri e perante o ponto 1 do acordo, será apaixonante mesmo ver a exigencia do relatório em detrimento do acordo, isto será o fim da dignidade do ser guineense!
Lamentavelmente...

Comentários
Postar um comentário